Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sombras de Goya


Título Original: Goya´s Ghosts

Gênero: Drama

Lançamento: EUA/2006

Direção: Milos Forman

Personagem Destaque: Francisco Goya é pintor surdo.

Descrição: Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o gênio artístico do pintor surdo espanhol Francisco Goya é reconhecido na corte do Rei Carlos IV. Inés, a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo, também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.

Obs: Filme com cenas fortes de tortura, não deverá ser exibido para crianças.

Veja:

sábado, 26 de março de 2011

Os Cincos Sentidos



Título Original: The Five Senses

Gênero: Drama

Direção: Jeremy Podeswa

Lançamento: EUA/1999

Personagem Destaque: Um oftalmologista que está tendo problemas de audição e precisa encontrar novas formas de ouvir

Descrição: Como a busca por uma criança desaparecida está mobilizando toda a cidade em que vivem, cinco amigos que vivem no mesmo apartamento resolvem por explorar os cinco sentidos do ser humano - paladar, olfato, visão, audição e tato - para, ao analisar os resultados obtidos, ajudá-los com assuntos que tomaram conta de suas vidas nos últimos dias.

Veja:


domingo, 20 de março de 2011

Ritmo Acelerado


Título Original: It´s All Gone Pete Tong

Gênero: Drama

Direção: Michael Dowse

Lançamento: Inglaterra/2004

Personagem Destaque: Frankie Wilde é um DJ que ficou surdo.

Descrição: Ex-músico Frankie Wilde é uma lenda num clube de Ibiza por ser o DJ mais inspirado. Ele tem uma mulher linda, modelo chamada Sonja Slowinski, apesar de muitos dentro do seu círculo social vê-la como uma má influência sobre ele. Mas Frankie desapareceu do clube de Ibiza por um ano, e sua vida se degenerou em miséria baseada em seu estilo de vida excessivo em Ibiza. Na realidade, é em parte devido ao abuso especialmente de cocaína, mas também em parte devido à exposição de música alta contínua, ficou completamente surdo, sem possibilidade de obter a sua audição de volta. Ele passou de perdas parciais até a surdez total. Frankie acreditava que ainda poderia ganhar a vida como DJ, mas não contava que estava destinado a surdez total.

Obs: Cenas fortes de Consumo de Drogas.

Veja:

sábado, 12 de março de 2011

Quem Somos Nós? - Uma nova Evolução


Título Original: What the bleep!? - Down the Rabbit Hole

Gênero: Documentário

Lançamento: EUA/2006

Personagem Destaque: Amanda é surda.

Atriz Destaque: Marlee Martlin

Descrição: O mesmo filme “Quem Somos Nós?” agora com uma versão estendida, com acréscimo de novas cenas e novas descobertas científicas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quem Somos Nós?


Título Original: What the Bleep do We Know?

Gênero: Documentário

Direção: William Arntz

Lançamento: EUA/2004

Personagem Destaque: Amanda é surda e passeia pelos sonhos.

Atriz Destaque: Marlee Matlin - atriz surda.

Descrição: Amanda está numa fantástica experiência ao estilo "Alice no País das Maravilhas" enquanto seu cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.

Veja:

terça-feira, 8 de março de 2011

Mata-me com teus beijos


Título Original: Straziami, ma di baci saziami

Gênero: Comédia

Direção: Dino Risi

Lançamento: Itália/1968

Personagem Destaque: Umberto é surdo marido da Marisa.

Descrição: Quando Marino foi para Roma para um evento nunca imaginou encontrar Marisa, que se tornou o amor de sua vida. Mas uma vez que encontrou o amor, começam as dificuldades: primeiro o pai, que se opõe, depois as fofocas. Marisa então foge. Quase por acaso, Marino encontra Marisa, que agora é casada com Umberto.

Obs: Comédia de mau gosto baseada na deficiência auditiva.


Veja:

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Segredo de Beethoven


Título Original: Copying Beethoven

Gênero: Drama

Direção: Agnieszka Holland

Lançamento: Alemanha/2006

Personagem Destaque: Beethoven, compositor surdo.

Descrição: Viena, 1824. Nos dias que antecederam a primeira apresentação da Nona Sinfonia, Beethoven precisa de ajuda para copiar os gráficos, portanto, uma promissora aluna de música, Anna Holtz, 23, é enviada para lhe ajudar. Ela não só ajuda a transcrição das notas, mas também oferece orientação a partir do fosso da orquestra de Beethoven. Durante os próximos dois anos finais da vida de Beethoven, Anna fornece assistência para o surdo, e temperamental homem doente.

Veja:

sábado, 5 de março de 2011

Velocidade Máxima 2


Título Original: Speed 2: Cruise Control

Gênero: Ação

Direção: Jan De Bont

Lançamento: EUA/1997

Personagem Destaque: A garotinha Drew que viaja a bordo do navio é surda.

Atriz Destaque: Christine Firkins - atriz surda

Descrição: Annie e seu namorado, o policial Alex, decidem fazer um cruzeiro romântico juntos. Uma vez no mar, no entanto, um dos passageiros, um gênio da computação descontente chamado Giger, desativa o navio. Alex tem agora que acabar com os plano de Giger e trazer todos de volta à costa em segurança, mas como ele pode enganar um homem que pode controlar o navio inteiro de seu teclado?

"Este título foi contribuição da fonoaudióloga Bianca Marchesini"

Veja:

sexta-feira, 4 de março de 2011

Vozes de El-Sayed


Título: Voices from El-Sayed

Gênero: Documentário

Lançamento: Israel/2008

Direção: Oded Adomi Leshem

Destaque: Vários Surdos

Descrição: No pitoresco deserto israelense de Negev encontra-se a aldeia beduína de El-Sayed, que possui o maior percentual de pessoas surdas do mundo. Lá, ninguém usa prótese auditiva, porque em El-Sayed a surdez não é considerada uma deficiência. Através das gerações, foi se desenvolvendo uma língua de sinais única, fazendo desta a língua mais usada nessa rara sociedade que aceita a surdez como algo tão natural quanto a vida. A tranqüilidade da aldeia é interrompida pela decisão tomada por Salim de mudar o destino de seu filho surdo e fazer dele um ouvinte por meio da operação de implante coclear.

Obs: Exibido no Festival Assim Vivemos/2009.

Veja:

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Discurso do Rei


Título Original: The King´s Speech

Gênero: Drama

Lançamento: Reino Unido/2010

Direção: Tom Hooper

Personagem Destaque: Bertie, ou rei George VI, é gago.

Descrição: Conta a história do homem que se tornou o rei George VI, pai da rainha Elizabeth II. Após a abdicação de seu irmão, Bertie relutantemente assume o trono. Atormentado por sua gagueira considerada imprópria para um rei, Bertie pede a ajuda do terapeuta da fala pouco ortodoxo chamado Lionel Logue. Através de um conjunto de técnicas, Bertie é capaz de encontrar sua voz e corajosamente conduzir o país através da guerra.

Premiação: Oscar Melhor Filme 2011 - Oscar Melhor Ator

Veja: