Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gestos do amor


Título: Dove siete? Io sono qui

Gênero: Drama

Lançamento: ITÁLIA/1993

Direção: Liliana Cavani

Personagem Destaque: Rapaz surdo descobre a língua de sinais.

Descrição: Mãe não aceita a condição de seu filho surdo. A tia o ajuda a integrá-lo em grupo de surdos, ensinando-lhe a linguagem de sinais.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Congo


Título Original: Congo

Gênero: Aventura

Lançamento: EUA/1995

Direção: Frank Marshall

Personagem Destaque: Gorila se comunica em linguagem de sinais.

Descrição: Um grupo de pessoas vai ao coração da África por motivos diversos: uma mulher (Laura Linney) tenta descobrir qual o motivo das mortes em uma equipe de uma empresa de comunicação para a qual trabalha, além de também averiguar se seu ex-noivo continua vivo e ainda tentar arrumar uma matéria-prima indispensável. Já um jovem pesquisador, que através de uma nova tecnologia fez uma macaca falar, viaja com o objetivo de devolvê-la a selva. Existe ainda um romeno que se faz passar por filantropo, mas na verdade quer encontrar uma cidade perdida onde estariam as minas do Rei Salomão. Mas todos serão ameaçados por algo desconhecido.

Veja:

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Martírio do Silêncio


Título Original: Mandy

Gênero: Drama

Lançamento: Inglaterra/1952

Direção: Alexander Mackendrick

Personagem Destaque: Mandy é matriculada numa escola para surdos.

Descrição: Harry e Christine Garland tem uma filha surda, Mandy. Quando percebem a situação de sua filha, os pais de Mandy levam-na para as aulas de educação especial para que ela tente falar. Eles brigam e seu casamento está sob tensão. Há também indícios de um possível affair entre Christine e Searle, o diretor da escola para surdos onde Mandy está matriculada.

Veja:

sábado, 4 de dezembro de 2010

Mistérios do Passado


Título Original: Till Human Voices Us

Gênero: Drama

Lançamento: Austrália/2002

Direção: Michael Petroni

Descrição: É a história de um menino de 15 anos, Sam Franks, que voltou da sua escola em Melbourne, para a sua cidade natal, em Vitória. Ele tem afeição por uma jovem local, Silvy, que tem uma deficiência que afetam as suas pernas, e impede-a de andar livremente. No entanto, isso não impede os dois amigos de desfrutar da companhia um do outro, e eles são praticamente inseparáveis.
Uma noite, os dois decidem ir para um passeio em qualquer lugar, e chegam ao lago. Sam pula na água e remove os aparelhos das pernas de Silvy e, juntos, "dançam" na água. Eles se beijam e olham para as estrelas - tudo parece perfeito para os dois. De repente, Sam deixa a mão de Silvy para apontar para uma estrela cadente. Depois de fechar os olhos e fazer um desejo, ele olha ao redor para encontrar Silvy que já não está com ele. Buscando freneticamente sob a água não encontra a garota, Sam retorna para a casa de Silvy para dizer do acontecimento terrível. Seu corpo só é encontrado depois de anos em uma caverna escondida embaixo da água.

Vinte anos depois, Sam com 35 anos ensina psicologia num instituto de Melbourne, ele retorna à sua cidade natal para o enterro do seu pai, recentemente falecido. No trem, Sam rapidamente encontra uma mulher agradável que se apresenta como Ruby. Sam sai para falar com o atendente do trem, e quando retorna, a mulher não está mais no lugar. Naquela noite, sob uma chuva forte, Sam vê uma mulher cair da ponte do lago. Depois de resgatar a mulher, ele a reconhece como a mulher do trem, Ruby. Ela, porém, perdeu a memória e não consegue sequer lembrar seu nome. No entanto, o comportamento da mulher leva Sam a acreditar que esta é a sua amiga de infância, Silvy.

Obs: Neste filme ocorre uma pequena cena em Língua de Sinais.

"Este título foi contribuição da fonoaudióloga Bianca Marchesini"



Veja: