Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Der Tod in deinen Augen


Título Original: Der Tod in deinen Augen

Gênero: Suspense

Lançamento: Alemanha/1999

Direção: Michael Rowitz

Personagem Destaque: Laura Tilmann testemunha o plano de um assassinato. Ela é surda e lê os lábios mas não completamente.

Descrição: Desde que teve meningite e ficou surda, a pintora Laura dominou a arte da leitura labial. Desta forma, "ouviu" uma conversa no restaurante e ela testemunha um plano de assassinato. Embora eles não tenham mencionado o nome da vítima, Laura informou a polícia.

domingo, 29 de agosto de 2010

I Love You


Título Original: Ai Rabu Yû

Gênero: Drama

Personagem Destaque: Ai é objeto de gozação na escola por se comunicar em língua de sinais com a mãe.

Lançamento: Japão/1999

Direção: Akihiro Yonaiyama

Descrição: Ai é provocado por seus colegas por se comunicar em língua de sinais com a mãe surda Asako, sua mãe se junta a uma trupe de teatro de língua de sinais, isto ajuda Ai a ter uma melhor compreensão do que significa ser surdo. A trupe, Hands, que sofre com a recente morte de seu fundador, persevera através das suas dificuldades e eventualmente é convidado a se apresentar em Tóquio. Dirigido por Akihiro Yonaiyama diretor surdo, "I Love You" é o primeiro filme japonês a ser feito por surdos.

The Quiet


Título Original: The Quiet

Gênero: Drama

Lançamento: EUA/2005

Direção: Jamie Babbit

Personagem Destaque: A garota surda órfã vai morar com os padrinhos.


Descrição: Dot é uma jovem surda que acaba de perder os pais. Ela é enviada para morar com seus padrinhos, Olivia e Paul, e a filha deles, Nina. Só que ela não é bem-recebida nesse lar, que revela-se cada vez mais instável.

Obs: Filme com cenas de violência, drogas e pedofila.

Veja:




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Paciente 14



Título Original: The Eavesdropper

Gênero: Suspense

Lançamento: EUA/2004

Direção: Andrew Bakalar

Personagem Destaque: Liza é vítima de um ataque que resulta em surdez. Desesperada, concorda em participar de um tratamento experimental para voltar a ouvir.

Descrição: A secretária Liza Raines fica surda após um tiroteio durante um assalto, ela é encontrada pelo assistente social Grant que ajuda Liza com a transição e reabilitação. Ela aceita ser submetida a um tratamento experimental nunca testado em humanos no Centro de Pesquisa de Distúrbios da Audição. O líder da pesquisa do Dr. Gene Kramer é pressionado pelo agente da CIA, Porter Aiden que está financiando a sua experiência para testar sua vacina de restauração das células em quinze pacientes, o médico informa que os ratos submetidos ao experimento tornaram-se psicóticos. Mais tarde os pacientes também se tornaram psicóticos e suicidas, com exceção da Liza, a paciente 14. Ela alcança a capacidade de ouvir freqüências emitidas pelo cérebro e ler mentes como um efeito colateral. Porter recruta Liza para trabalhar na CIA revelando os pensamentos mais íntimos dos suspeitos, mas depois Liza descobre a real intenção escondida.

Veja:



domingo, 1 de agosto de 2010

O Que Tem Debaixo do Seu Chapéu?


O Que Tem Debaixo do Seu Chapéu?

Título Original: ¿Qué tienes debajo del sombrero?

Gênero: Documentário

Lançamento: Espanha/2006

Direção: Lola Barrera e Iñaki Peñafiel

Personagem Destaque: Artista surda com Síndrome de Down

Descrição: Judith Scott é uma artista, uma escultora, que trabalha em um espaço pouco usual: o isolamento causado por sua deficiência. Ela nasceu com Síndrome de Down e não falava. Aos sete anos, foi considerada incapacitada. "Alto grau de retardo mental": este foi o diagnóstico e a razão pela qual ela foi separada de sua família. Ninguém percebera que ela era surda até os seus 40 anos de idade. Passou a maior parte da vida esquecida, internada em instituições. Sua irmã gêmea, que não é portadora de deficiência, vai em busca da irmã e nos ajuda a remontar sua história. Judith agora é uma artista reconhecida. Seus trabalhos são exibidos em museus e galerias de todo o mundo e têm um alto valor de mercado. Uma arte que não tem nada a ver com a razão? Uma solitária, profunda e misteriosa expressão da alma: é isso que ela nos oferece.


Observação do Blog: Este filme passou no "Festival Assim Vivemos" de 2007.

Veja o site:

Assim Vivemos



Site da Organização inspirada no filme:

Debajo Del Sombrero




Veja o comentário da Diretora sobre a ONG inspirada no filme:



Veja as obras de Judith Scott: